17.4.10

Tv brasileira

Esses dias estive refletindo sobre a grade de programação da tv aberta brasileira e descobri porque a internet tem crescido tanto. E também porque a maior parcela das pessoas que usam a internet são jovens.
Muita conclusão pra um só dia. Ou não.

A realidade é que a programação da mais variadas redes esta totalmente deteriorizada. Eu não achei seque um programa que seja esclusivo pros jovens. Não achei mesmo.
Alguns (poucos) se aproximam, como por exemplo o Caldeirão do Huck, que de vez em quando mostra algo legal no "Olha minha banda". De vez em quando.

Tem gente que vai me falar: "E a MTV?".Bem... A MTV (por mais que fale que não) é totalmente tendenciosa. Ela define o gosto de muita gente. Dá pra você ver na rua (pelo modo de vestir, falar, se portar, etc) quem assiste MTV.
Eu vejo mtv? Vejo sim, as vezes. E não é por isso que sou hipócrita.
Não existe uma rede de tv diferente.

A Tv cultura que eu achava que podia escapar disso, ultimamente tem feito umas coisas muito estranhas. No Programa Novo um dos seus idealizadores e apresentador foi misteriosamente despedido, além do programa cada vez mais ter a cara da MTV.
Pra ver tv hoje tem que saber o que é verdade, o que é mentira, o que eles omitiram, etc. Porque o canal de tv só mostra aquilo que é interessante pra ela.

Tv Globo é um ótimo exemplo. A gigante do mundo das comunicações no Brasil nasceu durante o regime militar e ganhou força apoiando ele. Manipulou 2 eleições (quando elegeu o Collor mostrando um resumo do debate entre ele e lula com cenas meticulosamente escolhidas pra favorecer o fazendeiro do alagoas dias antes da votação e na reeleição do Lula, quando explodiu meses antes da eleição o caso do mensalão que era uma grande sistema de corrupção iniciado no governo do Fernando Henrique - mas é claro que a Globo não frisou isso) ou até mais, essas são as que eu me lembro agora. O Willian Bonner disse há algum tempo no Twitter que eles faziam um jornalismo transparente e imparcial... Aaaah me poupe tio Bonner! Apelou, perdeu!
Uma coisa que me deu vontade de chorar, tamanha a falta de... ética, foi a notícia da candidatura do José Serra, onde além de mostrar a convenção eles ainda fizeram uma daquelas janelas, não sei bem o nome, que eles geralmente colocam os gráficos de eleição, ou quando mostra alguma gravação que é parte de uma notícia. Seria normal se não fosse o fato de que eles mostraram as propostas do condidato... PELOAMORDEDEUS! Isso é campaaaaaanhaaaaa! Não pode!!! É manipulão da opnião pública! Eu fiquei indignada.
A Tv aberta é uma consessão do poder público, deve fazer um serviço de utilidade pública e não fazer campanha eleitoral no telejornal mais visto no país. Ele não tiveram UM PINGO DE VERGONHA NA CARA! Foi uma coisa escancarada. Juro, deu vontade de chorar.

Por esses e muitos outros motivos os jovens vem cada vez mais pra internet, onde se escolhe o conteúdo que é visto. A manipulação até existe, mas você é quem escolhe. A internet abre um leque de possibilidades infinitos e tem conquistado cada vez mais adeptos. Eu pelo menos, só assisto tv quando o computador não está disponível e não tem nada melhor pra fazer.

E você o que acha disso?

Até mais.

3 comentários:

Simone Morena disse...

Também quase não assisto TV mais.
assim como vc só quando o pc não esta disponivel e não tem nada melhor para fazer!
;)

Luiza disse...

Que alegria ver teu blog dentre as atualizações dos blogs que sigo!
Confesso que estava com saudades das tuas criticas.
Que bom ver uma nova postagem por aqui ^^

De fato, a TV Brasileira esta cada vez pior, e acredito que não só a brasileira.
Os programas, ultimamente, são basiados em tentativas de desviar os telespectadores da verdade e do que realmente interessa.
Todo canal é tendencioso, por menos ou mais que sejam.
Ditam moda, pensamentos e escolhas.
A globo, como vc mesma disse, é um dos canais com mais poder de persuasão.
A MTV um dia ja foi um canal menos tendencioso, hoje ja é totalmente o oposto da proposta que apresentava quando surgiu.
Para aqueles que desejam obter algum conhecimento, a TV já não é mais uma fonte segura e/ou confortável, por isso fugimos para a internet, onde encontramos diversas reportagens sobre um mesmo tema e escolhemos em qual acreditar.
Eu quase não vejo tv, ligo pra ver uma série ou outra, clipes e futebol.
Os jovens andam cada vez mais criticos; e isso me anima muito.
Embora muitos ainda sigam modismos, é bom ver que tantos outros buscam o conhecimento através da critica!

Não suma heim garota!
Você deixa saudades na bloguesfera!

Grande beijo =*

Ceres disse...

Muito bem concluído.

No entanto, eu creio que, em verdade, jovens têm frequentado cada vez mais a internet para sentirem-se conectados, de modo a combater certa carência gerada por um mundo cada vez mais individualista e superficial...

...ou porque simplesmente é mais divertido, mas não porque ele se sente manipulado.

Bom assunto para uma discussão e importante você pensar sobre isso, de qualquer forma.